Quem faz

Para entender e direcionar o aluno, um projeto socioemocional deve ser feito por pessoas. Por isso, nós buscamos profissionais de destaque em seus segmentos para criar conteúdos de valor tanto para o aluno quanto para o professor.  Conheça a equipe por trás do Programa Raízes:

Antônia Burke
@antoniaburke
Antônia Burke é a responsável por desenvolver o Programa Raízes da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio. Ela foi professora de Redação por 14 anos, passando pelos principais colégios do Rio de Janeiro. Com a experiência de sala de aula agregada ao de diretora escolar, papel que desempenhou até 2020, Antônia percebeu a importância de um programa socioemocional completo.
Julyana Caiado
(@mãedesete)
É educadora parental, facilitadora em parentalidade consciente e mãe de sete filhos com idades de 5 a 26 anos. Nas redes sociais, ela debate situações do dia a dia em família, divide e compartilha conhecimento com outros pais, tornando-se referência quando se trata de educação e parentalidade. Contribuiu com o Programa Raízes com aulas sobre família e convivência.
Renato Janine
(@renatojanine)
É filósofo, escritor, ex-ministro da Educação e titular da cadeira de Ética e Filosofia Política da USP e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. No Programa Raízes, Renato escreveu aulas sobre Ética para que os alunos possam reconhecer dilemas e encontrar soluções para eles.
Elisama Santos
(@elisamasantosc)
Escritora de best-sellers, especialista em inteligência emocional, educadora parental, Elisama oferece uma alternativa à cultura autoritária, abandonando o uso da violência e da repressão como método educativo. Ela participou do Programa Raízes desenvolvendo aulas de Comunicação Não Violenta.
Beto Bigatti
(@pai_mala)
Publicitário e escritor, Beto é palestrante sobre paternidade e inclusão. Nas redes sociais, fala sobre o dia a dia da família e de como realizar uma paternidade plural e participativa. No Programa Raízes, desenvolveu as aulas sobre Capacitismo e Inclusão.
Thais Basile
(@educacaoparaapaz)
É escritora, especialista em psicopedagogia institucional e educadora parental. Escreveu o livro “Nossa Infância, Nossos Filhos”, que convida os responsáveis a olhar com compaixão para suas feridas de modo que suas faltas não sejam descontadas nos filhos. No Programa Raízes, é responsável pelos textos de abertura do Guia da Família.
Cynthia Howlett
(@cynthiahowlett)
Nutricionista e jornalista, Cynthia é pós-graduada em Nutrição Esportiva e Gastronomia Funcional. Atende em consultório e viaja pelo Brasil dando consultorias em escolas públicas e privadas voltadas para a saúde da criança e do adolescente. No Programa Raízes, é responsável pelas aulas de Nutrição e Saúde.
Laura Pires
(@laurampires)
Escritora com foco em relações de afeto, Laura tem interesse em como os discursos sobre amor e relações que circulam na sociedade influenciam as formas como nos relacionamos. Produz conteúdo na internet e oferece cursos dedicados a ajudar pessoas a desaprender conceitos enraizados, ressignificar relações e trabalhar o autoconhecimento. Para o Programa Raízes, ela desenvolveu as aulas sobre Relacionamento.
Previous
Next

Raiz do Protagonismo

O Raiz do Protagonismo é a última etapa do Programa Raízes e é desenvolvido ao longo de todo o Ensino Médio.

Aqui, o objetivo é fortalecer o trabalho socioemocional, porém com foco nas escolhas e posturas diante de questões individuais e coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta. Os relacionamentos, os mecanismos de controle de ansiedade e os processos decisórios são trabalhados na perspectiva subjetiva.

Temas contemporâneos — com foco na capacidade de argumentação, essencial para as provas de vestibular — e a revisão dos métodos de estudo contemplam a parte objetiva na última etapa do Programa Raízes.

Raiz do Autoconhecimento

O Raiz do Autoconhecimento, que mergulha fundo nas habilidades socioemocionais. Nesta etapa, o aluno começa a deixar a infância para trás e a buscar seu lugar em grupos sociais e no mundo. Além de dinâmicas com foco no indivíduo, o aluno é convidado a refletir sobre assuntos diversos nas aulas de Atualidades e é apresentado a métodos de estudo e organização.

Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características, convicções e habilidades, ainda que sempre disposto e encorajado a transformá-las.

Raiz do Afeto

O Raiz do Afeto desenvolve com as crianças competências como cooperação, empatia e compreensão dos sentimentos. Mais do que um programa de habilidades socioemocionais alinhado à BNCC, é um percurso que explora as relações intra e interpessoais através de um olhar atento ao meio em que vivemos.

Assim, os alunos se tornam capazes de resolver conflitos internos e externos de maneira autônoma, criativa e inclusiva.