Bem-vindos ao Programa Raízes!

Nesta página, vocês vão conhecer os itens presentes no kit do aluno recebido por seu filho ou sua filha na escola.

Além do Livro do Aluno, que ele deve levar para a escola sempre que tiver aula do Programa Raízes, o kit também conta com o Guia da Família. Esse é um material preparado especialmente para você e pode ficar em casa. Lá, você vai encontrar a descrição de cada um dos 24 encontros que a sua criança ou o seu adolescente vai encontrar durante o ano letivo. E, para estimular um diálogo ainda mais fluido e aberto em casa, nós preparamos sugestões de perguntas, debates e dinâmicas, além de sugerir um filme ou uma série sempre que conversar diretamente com o tema trabalhado em aula. 

Os outros itens do Kit do Aluno também foram pensados com cuidado e mirando cada faixa etária para complementarem o trabalho feito em sala de aula. Estes elementos também devem ficar em casa e podem ser utilizados pelo aluno durante a sua rotina. 

Para ter uma descrição detalhada de cada item presente no material, clique na série correspondente no menu abaixo.

1º ano

. Jogo – Nhac Nhac Humm: Ajudar as crianças a entenderem o que significa ter uma alimentação saudável é uma preocupação do Programa Raízes, que conta com a consultoria da nutricionista Cynthia Howlett. No 1º ano, estimulamos os bons hábitos com um jogo divertido que pode ser jogado por crianças de várias idades. O Nhac Nhac Humm possui cartas que representam alimentos saudáveis em uma competição para estimular a rapidez e a percepção das crianças.  

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Bloco Minha Turma: bloco personalizado com espaço para desenho e escrita. Nele, o aluno é estimulado a desenhar outras crianças da sua turma, além de descrever o que cada um gosta de fazer, uma qualidade ou alguma característica admirável. Além de promover integração  entre as crianças, o bloco também permite que os alunos aprimorem suas percepções sobre o outro. 

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

2º ano

. Jogo – Jogo das Emoções: Com pares de personagens de diversos grupos étnicos sentindo vários tipos de emoções, o jogo destinado ao 2º ano pode ser brincado de formas diferentes e muito conhecidas pelas crianças. Compra-compra, Mico e Memória são as sugeridas pelo Programa Raízes. Mas você e sua criança podem jogar de outras formas, se quiserem. 

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar as tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Quebra-cabeça: Os personagens Gui, Manu e Vicente, presentes nos livros do aluno do Ensino Fundamental Anos Iniciais, entram em cena para trabalhar as capacidades de percepção, cognição e raciocínio das crianças. Além de ser uma ótima forma de diversão, ele ajuda as crianças a melhorarem sua aptidão para a resolução de problemas, já que enquanto monta, elas percebem o que está errado e o que podem fazer para dar certo.

. Dados de Ações do Bem: Para completar a brincadeira, o kit do aluno conta com dois dados para estimular as crianças. O primeiro deles determina com quem a ação deve ser praticada (responsável, amigos, professores etc) e o segundo diz qual ação deve ser feita (abraçar, elogiar, presentear etc). 

3º ano

. Jogo – Educando Sentimentos: É uma ótima ferramenta para trabalhar a inteligência emocional com as crianças. Além de se divertirem com as regras do jogo, elas vão aprendendo mais sobre cada sentimento, falando sobre eles e os diferenciando dos demais. Também é possível solicitar que a criança fale quais situações, objetos ou lembranças estão associadas a cada sentimento identificado. 

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. 

Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

Faixa Quem sou eu: Esse item funciona como uma extensão do jogo Educando Sentimentos. Para jogar, basta colocar a faixa na cabeça e sortear, de forma aleatória, uma carta presente no jogo. O objetivo  é adivinhar qual é o sentimento preso à sua testa fazendo perguntas que possam ser respondidas com “sim” ou “não”. 

4º ano

. Jogo – Quem Bagunçou?: Ao longo de todas as séries, o Programa Raízes reforça com crianças e adolescentes o senso de organização. Uma rotina estabelecida, um ambiente harmônico e uma organização sólida faz com que a criança consiga, inclusive, aprender melhor os conteúdos expostos em sala. Neste jogo, os participantes devem ser rápidos e ter uma boa memória para saber quem está bagunçando a sala. 

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Caixa de problemas: Neste item, estimulamos as crianças a escreverem situações ou problemas e colocarem em pequenos pedaços de papel dentro da caixa montável que vem no kit do aluno. Em um momento oportuno, em que a criança se sinta confortável, a caixa deve ser aberta e a situação lida em voz alta. Será que você pode ajudá-la a resolver essa questão?

5º ano

. Jogo – Entrega Rápida: O Ensino Fundamental Anos Iniciais chega ao fim com um jogo de tabuleiro que exige das crianças rapidez e atenção, além de reforçar conceitos como urbanização, leis e sinalização de trânsito. 

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Problemas da cidade: a expansão do jogo Entrega Rápida traz situações vividas no cotidiano de todos para que os alunos reflitam e encontrem soluções. Em cada carta, o jogador encontra um problema para resolver e deve pensar em uma solução. Caso os demais jogadores achem a resposta válida, ele avança um espaço no tabuleiro. 

6º ano

. Jogo – Resgate Espacial: Para o primeiro jogo do Ensino Fundamental Anos Finais, o Programa Raízes também criou um jogo de tabuleiro para alunos, amigos e família. Com vários personagens, planetas, satélites e estrelas, o objetivo é trazer os astronautas de volta para a Terra em uma competição que mistura atenção e intuição.

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Bloco Rede Social dos Problemas: As redes sociais estão presentes na vida das crianças desde sempre. No Programa Raízes, temos aulas específicas para estimular um bom uso da internet e de tudo o que ela oferece. Para reforçar, esse é um espaço que permite aprofundar o que foi visto na internet. Lá, as crianças têm a possibilidade de descrever o que gostaram, o que as incomodou e o que viram de importante na web. 

7º ano

. Jogo – Emobble: O jogo destinado ao 7º ano é uma forma de diversão para toda a família, além de ajudar os alunos a reconhecerem diferentes tipos de sentimentos e sensações. A brincadeira pode ser feita de duas formas distintas, mas em todas elas, ganha quem tiver o maior repertório de sentimentos. 

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Bloco de Autoavaliação: Conforme vão crescendo, conhecendo-se e trilhando seu caminho no Programa Raízes, os alunos criam ferramentas próprias para avaliarem suas condutas;  seja em casa, na escola, no clube etc. Para facilitar, no 7º ano, eles recebem um bloco para preencherem lacunas como “que tal?”, “que bom” e “que pena”. Além disso, o bloco estimula o bom hábito de escrever um diário. 

8º ano

. Jogo – Ciclo da Vida: É um jogo cooperativo e colaborativo no qual os participantes representam a passagem do tempo e o amadurecimento dos personagens, colocando as cartas na mesa na ordem correta. Além de divertir toda a família, também é possível abordar aspectos sociológicos, econômicos e geográficos a partir das ilustrações encontradas. 

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Ficha do SuperEu: Com foco e prioridade no autoconhecimento do estudante, esse bloco é um momento de autoavaliação. O aluno pode preencher diária ou semanalmente, como preferir, e trocar suas percepções com os responsáveis.

9º ano

. Jogo – A Corte dos Monstros: No último jogo do Ensino Fundamental, o Programa Raízes traz uma brincadeira que atravessa gerações – por isso, aconselhamos que ele seja jogado por no mínimo 8 e no máximo 18 pessoas. A Corte dos Monstros é um jogo complexo do estilo “detetive”, mas com uma temática medieval. Com vários tipos de personagens com habilidades diferentes, os participantes devem saber ler o outro, blefar, acusar e se defender. 

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar as tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Bloco de Consumo: De forma simples, o caderno explica as diferenças entre consumo, consumismo e consumo consciente e propõe que os alunos reflitam sobre a forma como consomem.

1ª série

. Jogo – A Loja de Doces: Esse jogo pode ser uma ponte para debater sobre empreendedorismo, gestão financeira ou ainda sobre alimentação e saúde bucal. Ele também aborda habilidades estratégicas e de organização, incluindo um ambiente que é competitivo, mas no qual também é possível compartilhar uma vitória.

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Cartão de Insight: Para ajudar na organização dos alunos, este bloco traz espaço para anotar reflexões, ideias, resumos ou pesquisas sobre qualquer tema. 

2ª série

. Jogo – Situações e Emoções: As situações presentes no jogo são ponto de partida para debates. O objetivo é sondar, por meio do relato verbal dos estudantes, seus pensamentos e emoções em relação à escola. Sua relação com a família, expectativas sobre si e sobre os outros também podem e devem ser exploradas durante o jogo.

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Bloco de Autoavaliação: Conforme vão crescendo, conhecendo-se e trilhando seu caminho no Programa Raízes, os alunos criam ferramentas próprias para avaliarem suas condutas, seja em casa, na escola, no clube etc. Para facilitar, eles recebem um bloco para preencherem lacunas como “que tal?”, “que bom” e “que pena”. Além disso, o bloco estimula o bom hábito de escrever um diário. 

3ª série

. Jogo – Batalha das Redes: Para finalizar o percurso do aluno do Programa Raízes, esse jogo aborda diretamente a cultura digital, aqui personificada nas cartas das redes sociais e nos termos utilizados para o andamento da brincadeira. É uma ótima oportunidade para conversar sobre atitudes e comportamentos nesses espaços.

. Adesivos para estimular a organização de forma lúdica

. Quadro Semanal de Tarefas: organizar tarefas, projetos, trabalhos e até momentos de lazer é a melhor forma para a criança adquirir senso de responsabilidade, planejamento e organização. Uma rotina bem estabelecida pode evitar esquecimentos e diminuir a ansiedade. Recomendamos que a família escolha um dia do fim de semana para criar o hábito de, juntos, organizarem todas as tarefas e compromissos do estudante. 

. Bloco Mapa Mental: É uma maneira alternativa – e presente nas aulas do Programa Raízes – de organizar as ideias partindo de um tema central. O uso dele pode ajudar a guiar o estudo de forma organizada e objetiva. 

Raiz do Protagonismo

O Raiz do Protagonismo é a última etapa do Programa Raízes e é desenvolvido ao longo de todo o Ensino Médio.

Aqui, o objetivo é fortalecer o trabalho socioemocional, porém com foco nas escolhas e posturas diante de questões individuais e coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta. Os relacionamentos, os mecanismos de controle de ansiedade e os processos decisórios são trabalhados na perspectiva subjetiva.

Temas contemporâneos — com foco na capacidade de argumentação, essencial para as provas de vestibular — e a revisão dos métodos de estudo contemplam a parte objetiva na última etapa do Programa Raízes.

Raiz do Autoconhecimento

O Raiz do Autoconhecimento, que mergulha fundo nas habilidades socioemocionais. Nesta etapa, o aluno começa a deixar a infância para trás e a buscar seu lugar em grupos sociais e no mundo. Além de dinâmicas com foco no indivíduo, o aluno é convidado a refletir sobre assuntos diversos nas aulas de Atualidades e é apresentado a métodos de estudo e organização.

Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características, convicções e habilidades, ainda que sempre disposto e encorajado a transformá-las.

Raiz do Afeto

O Raiz do Afeto desenvolve com as crianças competências como cooperação, empatia e compreensão dos sentimentos. Mais do que um programa de habilidades socioemocionais alinhado à BNCC, é um percurso que explora as relações intra e interpessoais através de um olhar atento ao meio em que vivemos.

Assim, os alunos se tornam capazes de resolver conflitos internos e externos de maneira autônoma, criativa e inclusiva.