A organização e o planejamento são etapas fundamentais para a manutenção de uma rotina saudável, além de permitir que sejam feitas mais reflexões sobre seus dias, semanas e meses.

Por isso, elaboramos o Planner das Emoções. Nosso objetivo é que você possa entender melhor seus hábitos, prioridades, sentimentos e sensações. Com ele você também também vai encontrar um espaço para criar e desenvolver projetos, metas e inspirações.

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Raiz do Protagonismo

O Raiz do Protagonismo é a última etapa do Programa Raízes e é desenvolvido ao longo de todo o Ensino Médio.

Aqui, o objetivo é fortalecer o trabalho socioemocional, porém com foco nas escolhas e posturas diante de questões individuais e coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta. Os relacionamentos, os mecanismos de controle de ansiedade e os processos decisórios são trabalhados na perspectiva subjetiva.

Temas contemporâneos — com foco na capacidade de argumentação, essencial para as provas de vestibular — e a revisão dos métodos de estudo contemplam a parte objetiva na última etapa do Programa Raízes.

Raiz do Autoconhecimento

O Raiz do Autoconhecimento, que mergulha fundo nas habilidades socioemocionais. Nesta etapa, o aluno começa a deixar a infância para trás e a buscar seu lugar em grupos sociais e no mundo. Além de dinâmicas com foco no indivíduo, o aluno é convidado a refletir sobre assuntos diversos nas aulas de Atualidades e é apresentado a métodos de estudo e organização.

Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características, convicções e habilidades, ainda que sempre disposto e encorajado a transformá-las.

Raiz do Afeto

O Raiz do Afeto desenvolve com as crianças competências como cooperação, empatia e compreensão dos sentimentos. Mais do que um programa de habilidades socioemocionais alinhado à BNCC, é um percurso que explora as relações intra e interpessoais através de um olhar atento ao meio em que vivemos.

Assim, os alunos se tornam capazes de resolver conflitos internos e externos de maneira autônoma, criativa e inclusiva.