Cartilha 1 – Saúde Mental

Material para capacitação de propositores e gestores

O Programa Raízes, em parceria com o Programa Incluir, lança uma série de quatro cartilhas sobre Saúde Mental na escola. A primeira, disponível para todos que quiserem se aprofundar no assunto, faz uma extensa introdução sobre o que é saúde mental e seus gatilhos socioambientais.

As demais (Como o cérebro aprende?; O desenvolvimento cerebral e seus transtornos; O cérebro adolescente) estão disponíveis na Raiz Play, plataforma exclusiva para gestores e professores que adotam o Programa Raízes em suas escolas.

Sobre:
O Programa Incluir é uma iniciativa dos médicos e psiquiatras Tiago Figueiredo e Diêgo Figueiredo.

O Programa Raízes é o projeto de educação socioemocional do grupo Raiz Educação que, a partir da Educação Infantil até o final do Ensino Médio, tem como objetivo conduzir o aluno ao seu protagonismo subjetivo e prático.

Preencha o formulário e receba a cartilha 1 de forma gratuita.

raizes_vertical_branco

Raiz do Protagonismo

O Raiz do Protagonismo é a última etapa do Programa Raízes e é desenvolvido ao longo de todo o Ensino Médio.

Aqui, o objetivo é fortalecer o trabalho socioemocional, porém com foco nas escolhas e posturas diante de questões individuais e coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta. Os relacionamentos, os mecanismos de controle de ansiedade e os processos decisórios são trabalhados na perspectiva subjetiva.

Temas contemporâneos — com foco na capacidade de argumentação, essencial para as provas de vestibular — e a revisão dos métodos de estudo contemplam a parte objetiva na última etapa do Programa Raízes.

Raiz do Autoconhecimento

O Raiz do Autoconhecimento, que mergulha fundo nas habilidades socioemocionais. Nesta etapa, o aluno começa a deixar a infância para trás e a buscar seu lugar em grupos sociais e no mundo. Além de dinâmicas com foco no indivíduo, o aluno é convidado a refletir sobre assuntos diversos nas aulas de Atualidades e é apresentado a métodos de estudo e organização.

Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características, convicções e habilidades, ainda que sempre disposto e encorajado a transformá-las.

Raiz do Afeto

O Raiz do Afeto desenvolve com as crianças competências como cooperação, empatia e compreensão dos sentimentos. Mais do que um programa de habilidades socioemocionais alinhado à BNCC, é um percurso que explora as relações intra e interpessoais através de um olhar atento ao meio em que vivemos.

Assim, os alunos se tornam capazes de resolver conflitos internos e externos de maneira autônoma, criativa e inclusiva.