A importância do socioemocional

Muito além de ensinar o currículo básico, as escolas têm a missão fundamental de criar cidadãos prontos para viver no mundo. No entanto, estar em sociedade, premissa mais básica da nossa estrutura, não é uma tarefa fácil. As inseguranças e frustrações fazem parte do processo de aprendizagem e da conquista da maturidade. 

É preciso coragem para entender a si, empatia para entender o próximo e sabedoria para lidar com os diferentes contextos que a vida nos proporciona. Portanto, é fundamental que o aluno saiba reconhecer e transformar suas emoções, que saiba debater e refletir sobre o que acontece em seu entorno e que aprenda a gerenciar seu tempo, entendendo o que funciona melhor para o seu aprendizado.

O que estão falando por aí?

Raiz do Protagonismo

O Raiz do Protagonismo é a última etapa do Programa Raízes e é desenvolvido ao longo de todo o Ensino Médio.

Aqui, o objetivo é fortalecer o trabalho socioemocional, porém com foco nas escolhas e posturas diante de questões individuais e coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta. Os relacionamentos, os mecanismos de controle de ansiedade e os processos decisórios são trabalhados na perspectiva subjetiva.

Temas contemporâneos — com foco na capacidade de argumentação, essencial para as provas de vestibular — e a revisão dos métodos de estudo contemplam a parte objetiva na última etapa do Programa Raízes.

Raiz do Autoconhecimento

O Raiz do Autoconhecimento, que mergulha fundo nas habilidades socioemocionais. Nesta etapa, o aluno começa a deixar a infância para trás e a buscar seu lugar em grupos sociais e no mundo. Além de dinâmicas com foco no indivíduo, o aluno é convidado a refletir sobre assuntos diversos nas aulas de Atualidades e é apresentado a métodos de estudo e organização.

Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características, convicções e habilidades, ainda que sempre disposto e encorajado a transformá-las.

Raiz do Afeto

O Raiz do Afeto desenvolve com as crianças competências como cooperação, empatia e compreensão dos sentimentos. Mais do que um programa de habilidades socioemocionais alinhado à BNCC, é um percurso que explora as relações intra e interpessoais através de um olhar atento ao meio em que vivemos.

Assim, os alunos se tornam capazes de resolver conflitos internos e externos de maneira autônoma, criativa e inclusiva.