APRESENTAM:

Educação Socioemocional em sala de aula: Equilíbrio, Diálogo e Autonomia

DIAS 13, 14 E 16 DE NOVEMBRO

Explore os três pilares da Educação Socioemocional e coloque em prática as ações em sala de aula.

VAGAS LIMITADAS!

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Durante três encontros, você aprenderá de forma aprofundada os pilares essenciais que guiam um trabalho socioemocional: desenvolvimento emocional, debate e argumentação e autogestão e produtividade. Cada sessão será uma jornada profundacom estudo de casos e interação sobre as experiências que cada participante quiser compartilhar.

Confira nossa programação:

Dia 13/11

Desenvolvimento emocional

Exploraremos a importância do Desenvolvimento Emocional e discutiremos sobre como cultivar habilidades socioemocionais fundamentais. Serão abordadas estratégias para ajudar os alunos a reconhecer, expressar e gerenciar suas emoções de forma saudável, a fim de se estabelecer um ambiente emocionalmente seguro e acolhedor.

→ O que é educação socioemocional

→ Educação respeitosa X Permissividade

→ A importância de criar um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor, que promova o desenvolvimento socioemocional dos alunos

→ Educador: saúde mental, acolhimento e formação

→ Regulação emocional: Estratégias práticas para ajudar os alunos a gerenciar suas emoções e lidar com o estresse e com a ansiedade

→ Autoconhecimento: Desenvolvendo a consciência das próprias emoções, valores e limites

→ Promoção da resiliência: Como fortalecer a resiliência dos alunos, ajudando-os a enfrentar desafios e a superar adversidades.

→ Parceria com os pais: Envolvendo as famílias no processo de educação socioemocional (e quando não é possível?)

→ Estudo de casos

Dia 14/11

Debate e Argumentação

Discutiremos a importância de desenvolver habilidades de comunicação eficaz, pensamento crítico e respeito às opiniões divergentes. Exploraremos estratégias para incentivar o debate construtivo, o diálogo aberto e a capacidade de argumentar com embasamento, com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico e a formação de cidadãos ativos e participativos.

– Pensamento crítico: Explorando o papel do pensamento crítico na formação de opiniões fundamentadas e na tomada de decisões informadas.

– Comunicação eficaz: Desenvolvimento de habilidades de comunicação verbal e não verbal, incluindo escuta ativa, expressão clara e assertividade.

– Respeito às opiniões divergentes: A importância de valorizar e respeitar as diferentes perspectivas e aprender a lidar com divergências de maneira construtiva.

– Argumentação embasada: Como ajudar os alunos a formular argumentos sólidos e embasados em evidências, promovendo a capacidade de sustentar e defender pontos de vista.

– Debate construtivo: Explorando técnicas e estratégias para facilitar debates saudáveis e produtivos, promovendo o diálogo, a troca de ideias e o desenvolvimento de habilidades argumentativas.

– Era digital: Desafios e oportunidades em um mundo cada vez mais digital, incluindo a avaliação de informações online e o combate à desinformação.

– Debate ético: Explorando questões de ética e responsabilidade no contexto do debate e da argumentação, incentivando o respeito, a empatia e a consciência das consequências das palavras e ações.

– Mediação de conflitos: Estratégias para mediar conflitos em sala de aula, promovendo a resolução pacífica de divergências e a construção de consensos.

– Estudo de casos

Dia 16/11

Autogestão e Produtividade

Serão discutidas as estratégias para auxiliar os alunos a desenvolver habilidades de autogestão, organização, planejamento e produtividade. ferramentas e técnicas de gerenciamento do tempo, estabelecimento de metas e promoção da autorresponsabilidade, visando capacitar os alunos a atingirem seu potencial máximo a partir do reconhecimento de que cada indivíduo aprende de formas diferentes.

→ Autogestão e autorresponsabilidade: Explorando a importância de os estudantes assumirem a responsabilidade por seu próprio aprendizado, desenvolvimento e sucesso acadêmico

→ É só “sentar e estudar”? É preciso ensinar a aprender!

→ Uso consciente da tecnologia: Estratégias para ajudar os alunos a gerenciar o uso da tecnologia de forma produtiva, evitando distrações e aproveitando seus benefícios para o aprendizado.

→ Resiliência e equilíbrio: Explorando a importância de equilibrar o trabalho acadêmico com outras atividades e cuidados pessoais, promovendo a saúde mental e o bem-estar dos alunos.

→ Estudo de casos

 

QUEM É

Antônia Burke

Professora há 16 anos, Antônia Burke começou a trabalhar com educação socioemocional em 2012, quando criou o Projeto Submarino, aplicado em ONGs e projetos sociais.

Alguns anos depois, já como diretora escolar, implementou o Submarino em toda a rede de ensino, em todas as séries e unidades. Ao mesmo tempo, utilizou o método para trabalhar com alunos bolsistas do Instituto Reação, na Rocinha. Por conta desse trabalho, escreveu alguns artigos para o Jornal O Globo, em que fala sobre o papel da escola na formação socioemocional de crianças e adolescentes.

Em 2020, foi convidada pela Raiz Educação para desenvolver o Programa Raízes, projeto socioemocional do grupo, hoje utilizado por cerca de 15 mil estudantes do Brasil.

Faça sua inscrição gratuita!

13, 14 e 16 de novembro, a partir das 19h

  1. Recebimento das inscrições
  2. Análise de aderência ao curso
  3. Confirmação de inscrição

© Raiz Educação S.A.

Raiz do Protagonismo

O Raiz do Protagonismo é a última etapa do Programa Raízes e é desenvolvido ao longo de todo o Ensino Médio.

Aqui, o objetivo é fortalecer o trabalho socioemocional, porém com foco nas escolhas e posturas diante de questões individuais e coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta. Os relacionamentos, os mecanismos de controle de ansiedade e os processos decisórios são trabalhados na perspectiva subjetiva.

Temas contemporâneos — com foco na capacidade de argumentação, essencial para as provas de vestibular — e a revisão dos métodos de estudo contemplam a parte objetiva na última etapa do Programa Raízes.

Raiz do Autoconhecimento

O Raiz do Autoconhecimento, que mergulha fundo nas habilidades socioemocionais. Nesta etapa, o aluno começa a deixar a infância para trás e a buscar seu lugar em grupos sociais e no mundo. Além de dinâmicas com foco no indivíduo, o aluno é convidado a refletir sobre assuntos diversos nas aulas de Atualidades e é apresentado a métodos de estudo e organização.

Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características, convicções e habilidades, ainda que sempre disposto e encorajado a transformá-las.

Raiz do Afeto

O Raiz do Afeto desenvolve com as crianças competências como cooperação, empatia e compreensão dos sentimentos. Mais do que um programa de habilidades socioemocionais alinhado à BNCC, é um percurso que explora as relações intra e interpessoais através de um olhar atento ao meio em que vivemos.

Assim, os alunos se tornam capazes de resolver conflitos internos e externos de maneira autônoma, criativa e inclusiva.